Dúvidas Frequentes

O que é fluralaner?

O fluralaner é o ingrediente ativo de Bravecto® e pertence a uma nova classe de compostos com ação antiparasitária, as isoxazolinas, que possuem potente ação acaricida e inseticida.

O que acontece depois que Bravecto® é ingerido pelo cão?

O ingrediente ativo de Bravecto® é rapidamente absorvido e distribuído sistemicamente na pele e outros tecidos. Quando os carrapatos e as pulgas começam a se alimentar dos sangue dos cães eles ingerem o ingrediente ativo de Bravecto® presente no sangue dos animais tratados. O Fluralaner é um potente inibidor de partes do sistema nervoso das pulgas e carrapatos causando nesses parasitas hiperexcitação, paralisia e morte. Bravecto® começa a matar pulgas 2 horas após a sua administração e a eficácia máxima é alcançada dentro de 8 horas, para pulgas, e 12 horas para carrapatos durante 12 semanas.

Animais que receberam Bravecto® e tomam banho frequentemente podem ter a eficácia diminuída?

Não, porque Bravecto® é um produto sistêmico não sofrendo interferência de banhos frequentes, inclusive com xampu, na piscina ou praia. Com Bravecto® seu cão estará protegido por 12 semanas sem risco de diminuição de eficácia.

Qual o sabor do comprimido de Bravecto®?

Os comprimidos de Bravecto® são sabor fígado.

É seguro usar Bravecto® em casas onde convivem cães, gatos e crianças?

Sim, Bravecto® é seguro nestas casas porque é um produto sistêmico, ou seja, age de dentro para fora permanecendo ligado às proteínas plasmáticas presentes no sangue do cão tratado.

Bravecto® pode ser usado em cães reprodutores, cadelas prenhas e lactantes?

Sim, Bravecto® é seguro para uso em cães reprodutores, cadelas prenhas e em lactação. Inclusive, Bravecto® também é seguro para os cães da raça Collie que, geralmente, se intoxicam com outros antiparasitários.

Como Bravecto® controla a DAPP se o animal precisa ser picado pela pulga para ela morrer?

Acreditava-se no passado que os produtos de uso tópico controlavam a DAPP porque as pulgas morriam sem precisar picar, porém, publicações, já não tão recentes assim, têm mostrado que 90% das pulgas se alimentam antes de morrer, mesmo em animais previamente tratados com pipetas.

Como, então, esses produtos controlam a DAPP?

Matando rápido as pulgas, pois a morte rápida leva a uma drástica redução da produção de ovos, do número de pulgas que reinfestam o animal, ou seja, do número de picadas e, consequentemente, da ingestão de sangue e da inoculação de antígeno, no caso a saliva da pulga. E é isso que o Bravecto® também faz, só que de uma forma mais eficiente e duradoura, pois elimina 100% das pulgas em até 8 horas e mantém essa eficácia persistente por até 12 semanas.

Eu posso utilizar Bravecto® no meu cão se ele esta recebendo outro medicamento? Existe alguma interação conhecida com outras drogas?

Nenhuma interação medicamentosa foi observada em laboratório e nos estudos de campo entre o fluralaner e os medicamentos utilizados rotineiramente na clínica, nem nos reportes de farmacovigilancia, sendo que já foram vendidas mais de 1 milhão de unidades somente no Brasil.

Scalibor pode ser usada junto com Bravecto®?1

Sim, simultaneamente.

Onde posso encontrar Bravecto®?

Bravecto® está a venda em clínicas veterinárias e pet shops de todo o Brasil. Entre em contato com nosso SAC que teremos prazer em auxiliá-lo. O produto deve ser utilizado sob orientação do médico veterinário.

A partir de qual idade posso administrar Bravecto®?

A partir de 8-9 semanas de idade, com mais de 2kg.

Quais as doenças cobertas pela garantia?

Erliquiose, babesiose, micoplasmose, anaplasmose, rangeliose, borreliose, hepatozoonose, bartonelose e febre maculosa.

Posso cadastrar a NF até quando?

A Nota Fiscal de compra do produto poderá ser cadastrada no site do Clube de Vantagens Bravecto a qualquer momento após a compra.

A Garantia Bravecto cobre outras doenças?

A MSD Saúde Animal não se responsabiliza por casos de doenças que não estejam relacionadas neste Programa.

Como posso acionar a Garantia?

Só o médico-veterinário responsável pelo seu pet é quem pode entrar em contato com a MSD Saúde animal e acionar o benefício.

Quais os documentos necessários para acionar a Garantia?

1) Ficha de Farmacovigilância

2) Cópia dos exames complementares e comprobatórios do diagnóstico devidamente preenchidos, assinados, datados e carimbados pelo profissional Médico Veterinário responsável

3) Cópia da NF constando a data de compra do produto, a qual deverá estar cadastrada no Clube de Vantagens Bravecto.

4) Cópia das notas fiscais que comprovam os gastos com consultas, exames, tratamentos e eventual aquisição de outro animal de estimação.

5) Cópia de laudo veterinário assinado, datado e carimbado pelo profissional Médico Veterinário responsável.

Lembrando que o médico veterinário que entrará em contato com a MSD Saúde Animal e enviará toda documentação.

Tenho a nota fiscal mas não cadastrei na Garantia, consigo acionar a garantia?

Para poder acionar a garantia existe o requisito necessário de ter cadastrado a nota fiscal dentro dos primeiros 7 dias da compra, qualquer circunstância fora disso faz inelegível para o programa. Por isso é tão importante cadastrar a nota quanto antes após a compra e administração.

Perdi a Nota fiscal e não cadastrei, consigo acionar a garantia?

Para poder acionar a garantia existe o requisito necessário de ter cadastrado a nota fiscal dentro dos primeiros 7 dias da compra, qualquer circunstância fora disso faz inelegível para o programa. Por isso é tão importante cadastrar a nota quanto antes após a compra e administração.

O que cobre a Garantia Bravecto?

Oferece suporte financeiro de até R$ 750,00 para cobrir eventuais custos de seus clientes derivados de consultas, exames diagnósticos e tratamento em caso de doenças transmitidas por carrapatos e pulgas.
Estende-se também à compensação financeira no valor de até R$ 2.000,00 para a aquisição de outro animal em caso de óbito provocado por algumas das doenças listadas no programa.

Quanto tempo tenho para acionar a Garantia Bravecto após o término do tratamento?

O ideal é que ela seja acionada imediatamente após concluído o tratamento e todos os gastos com o animal, mesmo porque Notas Fiscais emitidas após 120 dias da data do exame diagnóstico não serão aceitas.

Após a administração do Bravecto e cumprido o cadastramento da Nota Fiscal no site meu animal já está participando do programa?

Sim, está! Porém, a administração do produto tem que ter ocorrido após o dia 01/07/2021 – data de início de vigência do programa – e o início dos sintomas ter começado após 21 dias desta administração.
Em administrações subsequentes não há este período de carência inicial de 21 dias caso seja respeitado o intervalo de administração entre doses de 84 dias.

E se a administração do produto ocorreu antes do dia 01/07/2021, ele não terá direito a Garantia Bravecto?

Não! Como o período de vigência da Garantia Bravecto é a partir do dia 01/07/21, são considerados cobertos pelo programa apenas os animais que receberam as administrações de Bravecto após esta data.

1.Safety of the concurrent treatment of dogs with Bravecto® (fluralaner) and Scalibor® protectorband (deltamethrin) Feli M Walther, Petr Fisara, Mark J Allan, Rainer K A Roepke, Martin C NuernbergerParasites & Vectors 2014, 7:105 (19 March 2014).